CineXin - Notícias  
   
Assistir a filmes 3D pode ampliar a capacidade do cérebro, diz estudo

 

Muita gente odeia assistir a filmes 3D, que ocupam boa parte das salas de cinema atuais. E com razão: algumas pessoas realmente sofrem tonturas e dor de cabeça com esse tipo de projeção. Mas um novo estudo indica um bom motivo para os espectadores se animarem com os filmes em três dimensões: eles aumentam a capacidade cognitiva do cérebro humano.

Segundo uma pesquisa feita pelo neurocientista Patrick Fagan, da universidade Goldsmiths, na Inglaterra, espectadores que participaram do estudo registram um aumento de 23% da capacidade de processamento cognitivo após assistir a um trecho da animação Big Hero 6 em uma sala equipada com um projetor estereoscópico.

Além disso, o tempo de reação deles aumentou 11%, além de experimentaram um "impulso cerebral" por 20 minutos após o final do filme. A melhora no tempo de reação foi cinco vezes maior do que o registrado em participantes que assistiram a um filme 2D.

"As pessoas estão vivendo mais tempo e, por isso, nunca houve uma melhor época para descobrir novas formas de aumentar a capacidade do cérebro. Os resultados iniciais do estudo indicam que filmes 3D podem ter um papel na desaceleração desse declínio", diz Fagan, que usou duas fontes para estudar o cérebro dos espectadores de um cinema de Londres: testes cognitivos e capacetes de monitoramento cerebral.

Fagan acredita que filmes 3D possam ser usados para ajudar a melhorar o desempenho de cirurgiões e outros profissionais que necessitam do ápice de suas funções cognitivas, como tenistas e boxeadores.

Fonte: The Guardian

Data: 26/05/2015
Fonte: http://www.msn.com/pt-br/noticias/ciencia-e-tecnologia/assistir-a-filmes-3d-pode-ampliar-a-capacidade-do-c%c3%a9rebro-diz-estudo/ar-BBk7Bpg?ocid=iehp
 
 
COMPARTILHE!